O que é Metodologia Ágil?

Ruth Dicker • April 29, 2021

Os diferentes métodos que compõem todo o escopo da Metodologia Ágil revolucionaram a área de desenvolvimento de software a aumentaram significativamente a performance dos times desenvolvedores. Desde então, essa metodologia passou a ser implementada, de maneira fragmentada, muitas vezes, em outras áreas, principalmente na Gestão de Projetos:

O que é Metodologia Ágil?

A metodologia ágil é um conjunto de práticas que visam permitir, por meio de inspeção e adaptações frequentes, entregas rápidas, com qualidade e alinhadas à necessidade do cliente e da empresa. Metodologia Ágil possui a seguinte base:


  • Os indivíduos e as interações são mais importantes do que os processos e as ferramentas;


  • O software funcionando é mais importante do que uma documentação completa;


  • A colaboração com e dos clientes acima de apenas negociações de contratos e;


  • Respostas a mudanças acima de seguir um plano.


O desenvolvimento Ágil é incremental, ou seja, não se faz um plano completo com tudo que devemos fazer para depois iniciar o desenvolvimento, muito menos desenvolvemos o produto sem contato com o cliente. 


Ao invés disso, desenvolvemos incrementalmente, isto é, o produto é feito aos poucos e entregue constantemente. Desta forma, toda mudança é bem-vinda, pois o projeto está em desenvolvimento e não foi concluído por completo.


Um dos principais pontos na Metodologia Ágil é a possibilidade de a equipe ser auto gerenciável: não há necessidade de um gerente e sim um líder, que tem o papel de facilitador. A equipe e a comunicação entre os membros e o cliente são crucial para o sucesso das metodologias ágeis, e para isso as equipes pequenas tornam-se fatores de sucesso. As equipes pequenas reduzem problemas de conflitos, comunicação, entre outros. 


As metodologias ágeis contribuem para que as equipes enfrentem os eventos imprevistos considerando um projeto por meio de entregas incrementais e ciclos iterativos. Elas favorecem um processo de gestão de projetos que estimula a inspeção e os ajustes frequentes.

Qual a importância das metodologias ágeis?

As metodologias ágeis estão cada vez mais presentes no mercado de desenvolvimento de software quando o assunto é conseguir entregar trabalhos com mais qualidade e no prazo estabelecido. Elas já se tornaram uma necessidade estratégica.



Com ela, a qualidade na entrega de algum trabalho é garantida por haver uma melhor aplicação das práticas ideais, que é possível com a realização frequente de testes para cada uma das funcionalidades. Isso ajuda a identificar qualquer problema com antecedência de forma que o produto final possa ser entregue conforme o prazo estabelecido e as especificações acordadas com o cliente.

Software de maior qualidade

Como, durante o desenvolvimento do software, ele passa por diversos processos e fica em contato com o cliente para validação, é difícil não considerar que a sua qualidade melhorará. Por meio de todos esses processos, o produto final terá mais segurança a cada etapa do projeto com base em tudo que já foi realizado, testado e validado até então.

Mais independência e produtividade para a equipe

Essa otimização do tempo não é só vantajosa por economizar e realizar uma entrega mais rápida. Outra consequência positiva disso é ter uma maior rentabilidade da equipe. 


Desse modo, a equipe pode se tornar mais independente para lidar com os eventuais problemas de um projeto e aprender como solucioná-los. O resultado é mais produtividade e menos perda de tempo como poderia ocorrer com o uso das metodologias tradicionais.

Flexibilização dos softwares

Além disso, é muito comum que os clientes peçam para que haja alterações no produto. Por isso, a cada versão recebida, é possível que ele envie sugestões de alterações e os responsáveis pelas alterações já comecem a fomentá-las para as próximas fases do projeto.



Ou seja, para que uma mudança possa ocorrer e o cliente possa sair mais satisfeito, não é preciso que isso ocorra apenas na etapa final do projeto. Desse modo, o software desenvolvido se torna mais flexível.

Bom gerenciamento do risco

Claro que essa constante comunicação com o cliente e a flexibilidade para alterar o que ele pede tornam mais fácil gerenciar os riscos de um projeto. Isso porque o cliente tem um maior controle e pode identificar os possíveis problemas que um produto pode apresentar e reportá-los aos desenvolvedores para que sejam solucionados rapidamente.

Como as metodologias ágeis otimizam a gestão de projetos?

As metodologias ágeis têm como proposta economizar tempo na efetivação de diferentes atividades. Também apresentam um interesse em oferecer um desenvolvimento constante até que sejam alcançados os resultados. Para atingir suas propostas, elas contam com algumas características. 

A interatividade

O desenvolvimento deve focar no relacionamento entre as pessoas, que devem se envolver bem entre si. Além da relação com os processos, que são passíveis de mudança, as pessoas devem se conectar, trabalhando em conjunto para a produção dos mesmos efeitos.



O resultado é a intensa interatividade, pois toda a equipe deve atuar com consistência a fim de conquistar resultados satisfatórios. O cliente também deve integrar essa interatividade, assegurando a realização das expectativas.

A iteratividade

Interatividade e iteratividade não são a mesma coisa! A iteratividade se relaciona com as entregas incrementais, que ocorrem em períodos menores. Na administração convencional, o mais habitual é as etapas ocorrerem em cascatas e os resultados só são entregues no final de tudo.



Na gestão ágil, as coisas são diferentes porque se procura o trabalho contínuo em diferentes frentes, sendo que uma etapa influencia a seguinte. Assim, as entregas se realizam em pequenos períodos. O cliente pode acompanhar todo o processo, não se limita a analisar os resultados.

A flexibilidade

As metodologias ágeis também se destacam por sua flexibilidade. Já os métodos convencionais são muito rígidos, pois é importante manter-se dentro do que foi planejado, do escopo original.


A flexibilidade nos métodos ágeis é a palavra de ordem. A equipe deve se preparar para imprevistos e modificações, conforme se tornem necessárias. Algumas vezes, isso significa descobrir boa parcela do projeto justamente durante seu desenvolvimento e sua execução. Preparar-se para as transformações é fundamental na gestão ágil.

A transparência

Para garantir a satisfação dos clientes e para garantir o sucesso da equipe na execução, a transparência deve ser maximizada. Ainda que seja relevante nos métodos tradicionais, nas metodologias ágeis ela se torna ainda mais importante.


Os profissionais devem manter um bom nível de comunicação e entendimento sobre as tarefas que já foram efetuadas e as que ainda serão feitas. O cliente também deve ter esse conhecimento de modo a acompanhar ou não cada etapa.



A máxima transparência permite identificar com mais facilidade os conflitos e as melhores soluções.

Combinando estratégias ágeis em projetos SAP

Existem diversas estratégias de transformação ágil que podem ser desenvolvidas em projetos SAP, conforme exemplos abaixo:

Kanban

Sistema de controle e gestão do fluxo de produção/processos em empresas e projetos que usa cartões coloridos (post-its) para gestão visual. Proporciona uma boa comunicação e andamento do trabalho em tempo real.



Também gera engajamento com o time e demonstra a evolução ou problemas enfrentados. Pode ser adaptado para uso em times de desenvolvimento SAP, testes integrados e usuário ou mapeamento de processos em um BBP, por exemplo.

Daily Meeting

É a ferramenta contra problemas de má comunicação, momento em que o time compartilha informações e identifica eventuais barreiras. Os membros do time se reúnem por 15 minutos diariamente e respondem a três perguntas básicas:


  • O que você fez ontem?


  • O que você vai fazer hoje?



  • Você tem algum impedimento?


Esse é o momento do acompanhamento dos objetivos, para o time ganhar confiança e os três pilares da Metodologia Ágil se evidenciarem. São eles: a transparência, a inspeção e a adaptação.


Ele pode ser desenvolvido em todas as fases do projeto, para garantir assim a comunicação e a sinergia do time envolvido.

Product Backlog e Sprint Backlog

O Product Backlog é a única fonte de requisitos que contém o escopo do Projeto, conforme a priorização realizada pelo cliente. Após essa determinação, se parte para a Sprint Backlog, onde a partir das priorizações, o time realiza todas as atividades técnicas a serem realizadas e, consequentemente, temos a estimativa do que poderá ser feito no decorrer do processo.



Podemos adequar esse trabalho para o mundo SAP, trazendo as melhores práticas para a etapa de realização, onde, a partir da definição do escopo (BBP), realizamos a priorização das entregas e, em alinhamento com o time, adequamos as etapas de especificação funcional e desenvolvimento, trabalhando com o que deve ser feito, conforme priorização e estimativas de trabalho.

Sprint Review

Sprint Review é o momento onde somos responsáveis por apresentar os entregáveis planejados na última Sprint. O intuito é apresentar as funcionalidades aos clientes.


Podemos adequar esse overview da funcionalidade algumas semanas antes da entrega de valor ao cliente. Grande parte dos projetos SAP trabalha com escopo fechado, de modo que o intuito em apresentar a funcionalidade ao usuário antes do período de testes integrados servirá para conter as expectativas, alinhar ajustes finos da funcionalidade e, se necessário, avaliar manobras de solicitação de mudança para endereçar possíveis necessidades adicionais.


O fato é que, com as devidas adaptações e modelagem, o agile pode ser utilizado em todo e qualquer projeto ou demanda de SAP.


O aspecto mais importante para viabilizar isso não foge muito a regra, boas práticas, mas com alguns pontos muito importantes que devem ser observados quando adotar um método ágil para SAP que são:


  • Planejamento efetivo da implantação do método 


  • Iniciar pequeno pensando grande, ou seja, implantar em modo MVP (Produto Minimamente Viável) ou POC (prova de conceito) em uma área ou célula para experimentar e aprender a trabalhar nesse modelo


  • Reuniões e planejamentos de sprint são essenciais e devem levar em consideração as dependências e integrações do SAP


  • Treinamento para os envolvidos, mas não no sentido de treina-los para saber o que é agile, mas sim, para que sejam agentes de transformação cultural da empresa e levem a mensagem das vantagens do método para demais áreas


  • Possuir a figura do QA Agile, que será o responsável pelos testes quando o método estiver rodando, mas no primeiro momento será o interlocutor e mecanismo de conexão com as áreas de negócios envolvidas na iniciativa para que assim mesmo que uma área não tenha visibilidade do processo como um todo consiga enxergar como a solução será entregue atuando no papel de um intra-empreendedor


  • Trabalhar bem o conceito e alinhar expectativas em relação aos benefícios, definir KPIs e métricas que devem ser medidas, acompanhadas e aferidas para comprovar sua eficácia


  • Executar as sessões de design thinking para prototipar as soluções antes do desenvolvimento efetivo das mesmas como forma de alinhar expectativas


  • Sempre considerar a real dor do negócio, não se limite a atuação de um coletor de requerimentos, entenda como resolver o problema e para isso, considere também a jornada do usuário


  • O controle do escopo é essencial e suas variações requerem alto componente de confiança entre os parceiros e clientes durante atividades de estimativas, produtividade e manutenção do backlog


  • Execução de um assessment para entender o nível de maturidade, conhecimento e nível cultural Agil da companhia


  • Reorganização do time para adoção do mindset ágil



  • Planejamento de backlog considerando a priorização de itens críticos para o negócio e que gerem maior valor para a organização
Por Marketing LIT 16 de outubro de 2025
A nova versão do SAP Extended Warehouse Management (EWM), lançada com o SAP S/4HANA Cloud Private Edition 2025 FPS00, chegou para transformar ainda mais profundamente a gestão de armazéns. Com atualizações voltadas à integração de processos logísticos, usabilidade, extensibilidade e aplicação real de Inteligência Artificial, essa versão não é apenas uma evolução tecnológica, mas uma mudança de paradigma para operações de Supply Chain modernas. Se você é responsável por operações logísticas, TI, ou participa de projetos SAP, este artigo é o seu guia essencial. Vamos explorar as inovações mais importantes do EWM 2025 FPS00 e como elas podem ser aplicadas de forma prática na sua organização. A sincronização entre os módulos de Transporte (TM) e Armazém (EWM) se torna ainda mais robusta e inteligente. Cross-Delivery Handling Units (HUs) Agora é possível consolidar entregas diferentes em uma mesma HU no processo outbound. Esse recurso permite: · Redução de fretes por melhor aproveitamento logístico, · Otimização de espaço físico e tempo de carregamento, · Simplificação do processo de expedição. Condições obrigatórias: · Mesmo tipo de planejamento de transporte (E ou F); · Mesmo Ship-To Party; · Entregas com picking finalizado; · Status "Ready for Shipping" simultâneo. Este recurso pode ser aplicado tanto em processos dirigidos pelo armazém quanto pelo transporte. Harmonização da Outbound Delivery Com o novo release, alterações feitas na entrega no LE (Logistics Execution) são automaticamente replicadas para EWM e TM. Exemplo: · Alterar data de entrega; · Adicionar itens; · Atualizar quantidades. Isso melhora a confiabilidade da cadeia de documentos e reduz erros entre os sistemas. Novo Status: "Cargo Ready for Loading" Permite a criação de documentos alfandegários antes do carregamento físico. Pode ser configurado para: · Acionar a geração de ASN ou documentos de transporte; · Acionar impressão de documentos; · Criar ordens de consignação automaticamente. Este status pode ser revertido antes da criação de documentos legais. Estoque entre Plantas: Execução de STO em Processo Integrado Agora você pode executar um processo completo de Stock Transport Order (STO) usando uma única Freight Order que conecta: · Plantas com EWM embutido; · Plantas com WM/MM-IM (sem EWM); · Processos outbound e inbound sincronizados automaticamente. O sistema reatribui a Freight Unit da entrega outbound para a inbound após o PGI, garantindo rastreabilidade total. Os processos de recebimento (check-in, unloading, GR) se tornam mais ágeis e centralizados. Integração com Produção e Qualidade (QM): Precisão na Execução Split de GI com COGI automatizado No caso de falta de material na PSA (Production Supply Area), o sistema agora: · Realiza o GI parcial; · Envia a quantidade pendente para reprocessamento via COGI. Importante: não aplicável a materiais com controle de número de série ou lote. Inspeção com Número de Série Agora é possível executar inspeções de qualidade referenciadas por serial number no recebimento. Desativação de Inspeção por Movimento Movimentos específicos podem ser configurados para não gerarem inspeção (IOT 4), ganhando tempo e simplicidade onde não há necessidade de controle qualitativo. Extensibilidade, Usabilidade e Integração via APIs A estratégia "Clean Core" da SAP avança, promovendo melhorias tanto na experiência do usuário quanto na flexibilidade técnica. Monitor & RF: Mais poder na operação · Split no Pick by Cart: Permite dividir ordens parcialmente executadas e continuar a execução com outro operador. · Zoom em RFUI: Ajuste de tela entre 50% e 300% para melhor ergonomia em dispositivos móveis. APIs e OData · OData p/ Alterar Estoque Físico: Agora é possível alterar tipo de estoque, batch, sales order etc. via serviço OData. · Campos customizados em APIs: Campos criados via "Custom Fields and Logic" podem ser expostos nas APIs. · Eventos de Negócio (Business Events): Gatilhos para eventos como criação, confirmação ou cancelamento de tarefas logísticas. API Interna: Movimentação com HU aninhada Nova funcionalidade na API /SCWM/IF_API_IM_GOODSMVT permite movimentar materiais com HU aninhadas (nested) de forma simultânea nos módulos de EWM e Inventory Management. Inteligência Artificial no Planejamento de Mão de Obra A nova funcionalidade de Planejamento Preditivo de Mão de Obra usa dados históricos das atividades de picking e packing para: · Prever demanda futura de recursos; · Sugerir alocação de FTE (full-time equivalents); · Considerar volume, peso, quantidade de itens e calendário da fábrica. Os dashboards baseados em SAP Smart Business tornam a visualização dos dados clara e orientada à ação. Reversão Após Putaway: Flexibilidade Total Finalmente, é possível reverter o recebimento de materiais mesmo após o putaway final: · Via Warehouse Monitor; · Via API /SCWM/IF_API_RVS_STOCK_PTWY; · Com checks customizados via BAdI. Ideal para casos de recebimento errado ou erro de cadastro descobertos somente após o armazenamento. Hora de Colocar em Prática Este novo release do SAP EWM é mais do que uma atualização: é uma oportunidade concreta de elevar a maturidade logística da sua empresa. Na LIT Solutions, atuamos lado a lado com nossos clientes para transformar inovação em valor real. Podemos te apoiar com: · Checklist técnico de ativação dos novos recursos; · Roadmap de implementação ou rollout progressivo; · Avaliação de impactos nos processos e integrações; · Treinamento para chave e usuários finais; · Modelos de documentação e testes para compliance. Quer explorar como aplicar essas novidades no seu ambiente SAP? Fale com nossos especialistas e descubra como transformar seu armazém em um centro de eficiência, visibilidade e controle. Na LIT Solutions, o futuro da sua logística é construído com inovação, clareza e resultado. Referência: https://community.sap.com/t5/supply-chain-management-blog-posts-by-sap/sap-extended-warehouse-management-for-sap-s-4hana-cloud-private-edition/ba-p/14238170
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O LIT Orchestrator é o middleware proprietário desenvolvido pelo LIT Labs com o objetivo de conectar e coordenar tecnologias logísticas, industriais e de supply chain de maneira segura, escalável e resiliente
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