Os componentes do SAP ECC e a Line of Business (LoB) do SAP S/4HANA

Fabio D'Anna • September 16, 2021

Como pano de fundo para falar dos componentes do ERP da SAP e sua correlação com cada Line of Business, vamos tratar sobre a evolução tecnológica das últimas décadas, e como a SAP se alinhou e vem caminhando junto a cada um desses marcos.

A evolução da tecnologia e dos produtos da SAP

A história da SAP tem seu início no ano de 1972, na Alemanha, pela iniciativa de cinco engenheiros vindos da IBM com a visão de criar uma empresa para desenvolver softwares que fossem padronizados e com processamento real-time para os processos de negócios. 


Um ano após a empresa ter sido criada, nascia um software padrão em seu cliente piloto, destinado à contabilidade financeira, sendo este a semente do R/1 (R de real-time data processing ou processamento de dados em tempo real) com arquitetura 1-Tier (Banco de Dados + Aplicação + Interface do usuário na mesma camada).


Anos depois viria o R/2, com novos componentes desenvolvidos para
mainframe em uma nova arquitetura 2-Tier (Banco de Dados + Aplicação em uma camada e Interface do usuário em outra). 


Avançando cerca de uma década, outra relevante mudança no desenho ganhou corpo e a arquitetura 3-Tier baseada em Cliente/Servidor passou a ser incorporada, com o R/3 fazendo o
real-time chegar aos desktops e, através de seus módulos integrados entre si, sendo um dos maiores protagonistas da transformação sistêmica das grandes empresas e de como elas passaram a estruturar seus negócios.


Alguns anos depois, em paralelo à era da disrupção pela Internet, a SAP trazia a plataforma
NetWeaver possibilitando a conexão entre sistemas SAP e sistemas não-SAP em um desenho de aplicações orientadas a serviços (SOA – Service Oriented Architecture), dando corpo ao chamado SAP Business Suite que reuniu o SAP ECC (ERP Central Component) e as soluções complementares SRM-Supplier Relationship Managementn, CRM-Client Relationship Management, SCM-Supply Chain Managament e PLM-Product Life Cycle Management.


Avançando no tempo e chegando a momentos recentes, as
transformações da tecnologia entraram na Era Digital com dispositivos interconectados e uma quantidade de informação sem precedentes – dando luz a uma era que traz conjuntamente o Big Data, Mobile, Cloud, Machine Learning, Inteligência Artificial e Funções Analíticas avançadas onde velocidade de processamento passou a ser mandatória para a quantidade de informação gerada por tantas fontes.


É a vez de entrar em cena o S/4HANA ou SAP Business Suite 4 SAP HANA, com processamento de informações em banco de dados em memória e soluções integradas com o alicerce no Digital Core.


E assim, no compasso da evolução de arquitetura tecnológica, a SAP seguiu ampliando seu portfólio e sua forma de integrar pessoas, processos e sistemas, transformando o que foi um dia um software padrão para atendimento da contabilidade financeira em real-time para uma completa plataforma de sistemas e soluções de tecnologia interconectadas.

Componentes do SAP ECC

Em meio a toda essa evolução e transformação, o ERP da SAP foi se ampliando, componente a componente, com o nascimento de novas funcionalidades que atendiam diversos processos de negócios agrupados por áreas, tendo no SAP ECC (ERP Central Component) a base central de seu SAP Business Suite. O termo ‘Módulos’, associado ao R/3, passaria a ser tratado como ‘Componentes’ no ECC.


De forma simplificada, um Módulo ou Componente representa o agrupamento de funcionalidades sistêmicas que atendem processos de negócio comuns a uma mesma área em uma organização.


Entre os componentes funcionais do ECC, podemos citar os mais usuais, de forma geral:


  • Accounting (Contabilidade)

FI – Financial Accounting (Contabilidade Financeira)

CO – Controlling (Contabilidade de Custos)


  • Logistics (Logística)

SD – Sales and Distribution (Vendas e Distribuição)

MM – Materials Management (Gestão de Materiais)

QM – Quality Management (Administração de Qualidade)

LE – Logistics Execution (Execução Logística)

PP – Production Planning and Control (Planejamento de Produção)

PM – Plant Maintenance (Manutenção)

PS – Project System (Sistemas de Projetos)


  • Human Resources (Recursos Humanos)

HR – Human Resources (Recursos Humanos)


Fonte: https://help.sap.com/viewer/b8a127d0b690414291083f308046c98f/6.18.latest/en-US/53dbf75305610114e10000000a174cb4.html

Line of Business (LoB) do SAP S/4HANA

Com o leque de soluções sendo ampliado, empresas especialistas sendo adquiridas e novas tecnologias sendo incorporadas, a estruturação do portfólio de produtos da SAP se adaptou e a empresa passou a desenhar seu portfólio no S/4HANA baseado em Áreas ou Linhas de Negócios. 


Nessa nova abordagem, em que a própria SAP cita por integração holística, vemos de forma prática sua estratégia como provedora de uma gama completa e crescente de soluções de tecnologia para apoiar as organizações a se tornarem o que ela chama de Empresa Inteligente.

E nessa nova estruturação, o termo LoB (Line of Business) ganha destaque, por envolver tanto as funcionalidades de base que fazem parte do SAP S/4HANA, como os produtos complementares ou Add-Ons correspondentes a cada Linha de Negócio. 


Alguns dos Add-Ons podem ser incorporados e ativados no mesmo banco de dados, enquanto outros são executados em uma plataforma separada, com integração padrão com o SAP S/4HANA.


Assim, uma LoB ou Business Area contempla:


  1. Componentes principais incorporados na licença do S/4HANA;
  2. Produtos complementares que ampliam as funcionalidades principais, mas requerem licença adicional;
  3. Produtos especialistas que se integram ao S/4HANA, mas que requerem instalação e licença adicional.

Paridade

A figura abaixo ilustra as Áreas ou Linhas de Negócio (LoB) da nova abordagem, e a partir delas podemos avaliar a paridade com os Componentes de Aplicação correspondentes.

Evolução contínua

A SAP segue evoluindo alinhada às necessidades das empresas, adicionando tecnologia aos seus produtos e criando novas abordagens que visam englobar seu portfólio da melhor forma, na missão de integrar pessoas, processos e sistemas. E nesse contexto de evolução contínua observamos que os Componentes ou Módulos de base (core) que atendem os processos de negócio estruturais, continuam sendo o alicerce do seu ERP em linhas traçadas desde os idos do R/3.

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