Funcionalidades do SAP EWM

Tarcísio Fernandes - Consultor SAP WM na LIT • March 24, 2022

O SAP EWM a cada nova atualização disponibiliza novas funcionalidades, com o objetivo de proporcionar recursos para otimizar diversas etapas e segmentos na gestão de armazém. 


É com essa premissa que iremos iniciar uma série de artigos apresentando funcionalidades disponíveis no sistema SAP EWM para otimização de tarefas e operações.


As organizações que adotam sistemas de gerenciamento de armazém experimentam benefícios como: menor tempo de ciclo do pedido do cliente, mais pedidos enviados a tempo, alocação de mão de obra eficiente e despesas operacionais reduzidas.

Funcionalidades de atividades no armazém

Controle de Armazenamento Orientado a Processo (POSC)

Você define um processo (exemplo entrada/desconsolidação/saída) completo e descreve as etapas individuais que devem ser executadas. Isso significa que o produto que entra ou sai é movido da posição de origem para a próxima posição, onde etapas de trabalho adicionais são executadas. 


De lá, o produto é transferido para uma próxima posição no depósito, onde outras tarefas são executadas, ou é movido para a posição final no depósito (dentro do depósito ou em uma zona de saída de mercadorias).

Controle de Armazenamento Orientado ao Layout (LOSC)

O controle de armazenamento orientado por layout é normalmente usados se os movimentos de estoque no depósito não viajarem de uma posição de origem para um local de destino diretamente. Em vez disso viajar através de uma posição de armazenamento intermediário devido ao layout físico do armazém.

Números de Série em EWM 

Um número de série é uma sequência de caracteres atribuída a cada peça individual de um material para diferenciar a peça individual de todas as outras. A combinação do número do produto e do número de série é única. 


Com o uso de números de série, é possível identificar e rastrear o produto individual com seu número de série. Para produtos com necessidade de número de série, é possível descobrir qual fornecedor entregou este produto e qual cliente recebeu o produto.

QIE e EWM Quality Management

O Gerenciamento da Qualidade (QM) no EWM usa o Quality Inspection Engine (QIE - Motor de Inspeção de Qualidade) para mapear os processos de inspeção. Ao receber mercadorias em seu depósito, você pode examinar os produtos para confirmar se o fornecedor lhe enviou a quantidade e a qualidade certas.

 

Dependendo da decisão da inspeção, você pode colocar os produtos em estoque conforme planejado ou devolvê-los ao fornecedor. A inspeção de qualidade no EWM é habilitada pelo Quality Inspection Engine (QIE). 


O Quality Inspection Engine fornece serviços de acionamento de inspeção, criação de amostras e cálculo de tamanhos de amostras, impressão de papéis de trabalho, registro de resultados de inspeção, decisão sobre qualidade e controle de nível de qualidade. 

Serviço de Valor Agregado (VAS)

São serviços/etapas agregados em determinados processos (entrada, saída, armazenamento) do armazém antes da conclusão dos mesmos. Podemos considerar como VAS: montagem de produtos, embalagem de produtos, etiquetagem, kits ou lubrificação.

Kits e Kitting

Podemos definir como embalagem que contém tudo o que é necessário para determinada ação ou atividade. Um kit é uma lista de produtos que sempre são entregues juntos. Um kit pode consistir nos seguintes níveis: Cabeçalho do kit (representa o kit acabado) e Componente do kit (um produto do kit). 


O EWM oferece suporte aos processos de kit para pedido e kit para estoque. No processo kit-to-order, cada kit é montado com base no pedido do cliente, semelhante em função a um make-to-order processo de manufatura. Para apoiar as vendas de kits pré-montados, o EWM também fornece um processo de kit para estoque no qual os kits são pré-montados e colocados em estoque.

Funcionalidades de organização/ordem do armazém

Slotting e Rearrangement

Para otimizar seu depósito e utilizar as posições de armazenamento de maneira ideal, o EWM oferece Slotting e Rearrangement. O objetivo da Slotting é determinar a posição de armazenamento ideal para um material. Um armazenamento ideal é a base para um processo de separação. 


A divisão determina os parâmetros de armazenamento ideais, como tipo de armazenamento, seção de armazenamento e tipo de posição para um produto por armazém. Esses valores de planejamento podem ser armazenados no dados mestre do produto e posteriormente ativados a qualquer momento.


No Rearrangement (Reorganização) é permitido otimizar o espaço em um depósito, movendo o estoque para os locais ideais. O Rearrangement é baseado em Slotting. O Slotting permite que você avalie o grau de otimização de um material em um local. 



Na reorganização, o sistema compara o tipo de armazenamento atual, a seção de armazenamento e o tipo de posição de armazenamento com os parâmetros ideais de alocação. Ao fazer isso, ele analisa a adequação dos parâmetros atuais (tipo de depósito, seção de depósito e tipo de posição no depósito) ao produto. Se não forem ideais, o sistema propõe uma posição ótima no depósito.

Replenishment (Reabastecimento)

O EWM fornece técnicas predefinidas para reabastecimento de posições de armazenamento. Você pode usar qualquer uma ou todas essas técnicas no depósito para reabastecer as posições de armazenamento. Antes de o controle de reabastecimento ser usado, no entanto, certos campos de dados no mestre do produto do armazém devem ser atualizados: Quantidade Mínima de Estoque, Quantidade Máxima de Estoque e Quantidade de Reposição.

Physical Inventory (Inventário físico)

O processo de inventário físico começa com a criação de um documento de inventário físico, manual ou automático. Este documento é utilizado para planejar e realizar o inventário físico, registrar os dados da contagem e lançar quaisquer diferenças reveladas pela contagem. 


O documento do inventário físico pode ser impresso via PPF (Post Processing Framework) ou a contagem pode ser realizada por RF (Radio Frequency, por exemplo, entrada de dados móveis). Ao criar o documento, você pode decidir se a posição no depósito está bloqueada durante o inventário físico. 


Se você realizar o inventário físico por RF, não é necessário bloquear a posição no depósito. Você pode ativar o documento do inventário físico durante a criação ou em uma etapa posterior. 



Após a execução física, os resultados da contagem devem ser inseridos no sistema. A ocorrência de diferenças pode ser verificada na ferramenta Analisador de Diferenças (transação /SCWM/DIFF_ANALYZER). São verificados os valores (R$) das ossadas por cargo para uma possível aprovação do inventário e posterior atualização no EWM/ERP.

Funcionalidades de otimização de recursos

Wave Processing (Transação /SCWM/WAVE)

Os itens de warehouse order (ordem de depósito) são agrupados em uma Wave (onda) para serem processados aproximadamente ao mesmo tempo. A Wave controla as atividades do depósito, como separação, transferência de estoque ou registro de alterações.  Um objetivo fundamental do gerenciamento de Wave é agendar as tarefas pendentes o mais cedo possível e o mais tarde possível com uma eficiência ideal para garantir que os produtos a serem entregues estão disponíveis no momento certo na zona de saída de mercadorias.

Labor Management (Gestão do trabalho)

O Labor Management é uma ferramenta para registrar, medir, visualizar e documentar a produtividade do funcionário. Além disso, é uma ferramenta para planejar quantos funcionários são necessários para cumprir a carga de trabalho atual. Com base na administração de mão de obra, você pode criar índices e visualizá-los no cockpit do depósito.



Usando Engineered Labor Standards (Padrões de Trabalho de Engenharia), o Labor Management oferece a capacidade de comparar e avaliar o desempenho dos funcionários do depósito. Depois de executar o trabalho planejado, uma comparação pode ser feita entre os tempos planejados e reais e acionar incentivos, como pagamentos de bônus usando um sistema de RH conectado.

Monitor de armazém (Transação /SCWM/MON)

É uma ferramenta central para manter os Gerentes/Supervisores (de armazém) constantemente atualizados quanto à situação atual no armazém, e para capacitá-los a iniciar respostas apropriadas à luz desta situação. 


Como as atividades estão sendo realizadas no depósito, o Monitor de depósito fornece uma maneira para os “gestores do depósito” monitorarem as tarefas e, se necessário, tomar medidas corretivas. 



O monitor do armazém é a ferramenta de exibição central para o sistema EWM e será usado pelo pessoal do armazém na execução de seus trabalhos. O monitor pode ser personalizável de acordo com a necessidade da operação.

Coletores RF / Radiofrequência

O RF permite uma melhor integração dos dispositivos móveis e fornece flexibilidade suficiente para realizar ajustes.  Normalmente, as Warehouse Task (tarefas de depósito) são executadas com a ajuda da entrada de dados móveis de radiofrequência (RF).

 

Além da vantagem, que os funcionários do armazém se familiarizam com seu trabalho mais rapidamente, a entrada de dados móveis garante que a comunicação entre o funcionário do armazém e o sistema seja em “tempo real”, por exemplo, os dados do armazém estão sempre atualizados.

 

Independentemente do fabricante ou do tamanho da tela, você pode criar modelos de tela e mesclá-los em um perfil de exibição denominado. Esse perfil de exibição é atribuído ao dispositivo de apresentação.

Production Supply (Fornecimento de Produção)

Quando uma ordem de produção é criada, é necessário especificar os componentes necessários para a produção. Esses componentes geralmente são listados na lista de materiais (BOM), que é definida como um dado mestre na produção. Se houver uma lista técnica para o material a ser produzido, a lista técnica explodirá quando uma ordem de produção for criada, por exemplo, a quantidade necessária de itens da lista técnica é calculada. 


Ao preparar produtos para uma ordem de produção ou ordem de processo, os produtos são transportados para a área de abastecimento de produção (PSA). A vantagem do processo de preparação é que materiais diferentes, que são necessários de maneiras diferentes para a produção, estão disponíveis para a produção em uma área especial no armazém. As diferentes formas são descritas pelo método de teste. 


Os seguintes métodos ou tipos de preparação estão disponíveis: 


  • Pick parts (os materiais são separados de acordo com a quantidade necessária especificada na ordem de produção);


  • Release order parts (as quantidades de retirada de peças de pedido de remessa são baseadas nas necessidades de várias ordens de produção, não individualmente como para peças de retirada e os níveis de estoque nas áreas de abastecimento de produção programada);



  • Crate parts (uma peça de caixa é um material que é preparado independentemente dos pedidos de fabricação, usado continuamente e normalmente é armazenado em uma caixa ou outro recipiente padrão).

Expected Goods Receipts (Entradas de mercadorias esperadas)

Existem situações que normalmente ocorrem no processo do armazém que interferem ou proíbem o uso do processo de Inbound Delivery padrão. Por exemplo, o cliente não deseja criar Inbound Delivery de mercadorias de ordens de produção. 


Outro exemplo comum é que as mercadorias chegam em uma remessa que não estava no aviso de envio avançado (ASN) enviado pelo fornecedor. O uso da função de recebimento de mercadorias esperado fornecerá soluções para esses problemas. 



A principal característica do processo de recebimento de mercadorias esperado é a capacidade de criar recebimentos de mercadorias no EWM sem uma Inbound Delivery no sistema ERP. Usar a entrada de mercadorias esperada oferece um pacote de vantagens: eles servem como um modelo para criar as Inbound Delivery automática ou manualmente e são a base de um cálculo da carga de trabalho esperada que pode ser exibida no monitor do armazém.

Cross Docking

O significado pode ser “Cruzamento de docas”. É um sistema para distribuição de mercadorias, de forma que ao chegar no CD já exista toda uma infraestrutura para que as cargas sejam separadas e enviadas a seus destinatários imediatamente, ou no máximo em 24 horas. 



Usando Cross Docking, você terá apenas um movimento no EWM: da GR-Zone (Zona de Entrada) para a GI-Zone (Zona de Saída). Neste processo entende-se que não há armazenamento de mercadorias em outros tipos de depósito (picking, blocado, estrutura porta paletes e etc) no CD.

Funcionalidades de ampliação em relação ao seu armazém

Yard Management (Gerenciamento de pátio)

Um pátio é geralmente uma área adjacente fora de um armazém onde veículos e unidades de transporte estão sendo processados, esperando para serem processados ou esperando para serem coletados por uma transportadora externa.


Os componentes para o Yard Management são:

 

  1. Yard Location Management - neste componente as localizações físicas (estacionamentos, portas) são mapeadas para os objetos (caminhões) para o EWM (posições de armazenamento e unidades de transporte). 
  2. Yard Movement - este componente representa os movimentos físicos dos caminhões ao “movimentar” unidades de transporte (UT) e veículos dentro das localizações do pátio.
  3. Yard Stock - este componente relata o conteúdo das unidades de transporte (UT) para apoiar e controlar as atividades de carga e descarga. 



Os movimentos são gerenciados dentro de um pátio usando Warehouse Task (tarefas de depósito). E o monitor do armazém pode ser usado para exibir dados relacionados ao seu pátio.

Material Flow System (Sistema de fluxo de materiais)

Enquanto o EWM automatiza principalmente as funções estratégicas e de planejamento no depósito, os movimentos físicos são gerenciados e controlados pelo Sistema de Fluxo de Material (MFS). Você pode usar o monitor do warehouse para rastrear os processos MFS. 



Além da integração completa, a vantagem do sistema de fluxo de material no SAP EWM é que as interfaces com sistemas externos ou unidades de controle de depósito adicionais são desnecessárias, pois o EWM se comunica diretamente com o nível de controle.

Conclusão

O SAP EWM além de substituir seu antecessor (SAP ERP WM) tem como objetivo suportar as organizações em sua trajetória de transformação da logística 4.0, e com isso a própria ferramenta vem evoluindo para atender as necessidades dos clientes, com maior capacidade de digitalização das operações, novas funcionalidades que reduzem as atividades repetitivas e que tem alta capacidade de análise, integração com demais áreas/softwares do landscape entre outras possibilidades. 


Iremos tentar apresentar nesta série de blogs as funcionalidades do sistema que exigem nenhuma ou pouca customização e que entreguem resultados quase que instantaneamente a organização, espero que tenham gostado do conteúdo e até logo.

Caso queira mais informações, entre em contato com a LIT Solutions para que possamos apresentar todos os benefícios que essa ferramenta pode proporcionar à sua organização.

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